domingo, 24 de outubro de 2010

O Não-Ser com fundamento do Ser da metafísica

Fabiano de Oliveira Mina, neste artigo provoca uma reflexão sobre O Ser e o Não-Ser, partindo-se da filosofia de Heidegger.

Resumo
A metafísica, historicamente, colocou para si como problemática o Ser. Como discutir a problemática do Ser a partir de uma fenomenologia-hermenêutica-histórica é a proposta filosófica de Martin Heidegger, isto porque só assim é possível discutir o existir do homem.
Mas como a história da filosofia e a metafísica tratou deste tema? Conforme o pensamento heideggeriano o sentido do Ser foi esquecido pela tradição filosófica a ponto de confundi-lo com os entes. Faz-se então necessário um novo (anterior) fundamento, o Não-Ser (Nada).
Na Introdução, ele destaca:

"A metafísica na sua tradição, historicamente, colocou para si a problemática do Ser. Qual o sentido do Ser é a fundamental discussão filosófica para Martin Heidegger, isto porque este conceito abarca tudo relacionado ao existir do homem e seus postulados: verdade, realidade, conhecimento, mundo, moral, etc. Mas como a história da filosofia tratou deste tema? A problemática do Ser foi devidamente abordada? Conforme o pensamento heideggeriano o sentido do Ser foi esquecido pela tradição filosófica".

Partindo-se desta reflexão filosófica, podemos avançar nas discussões sobre as questões do Ser e o existir do ser humano, contemplados ou não nas propostas pedagógicas do ensino religioso.

Como reconhecemos a dimensão filosófica no ensino religioso?

2 comentários:

  1. Bom... aproveitando que o artigo e provocação é de minha autoria: a idéia do pensamento heideggeriano é discutir em que dimensão e complexidade o tema "ser" foi ou não abordado pela filosofia em toda sua tradição, e a o ver de Heidegger não foi bem abordada. O mesmo se pode dizer a Educação em todos os seus preâmbulos. A Educação, em se tratando de Brasil, tem deixado muito aquém as discussões do "ser-estudante". Ele tem sido deixado de lado em sua totalidade para tratar apenas de aspectos específicos do ponto de vista didático-pedagógico, quando ele deve ser tratado me sua inteireza, ou seja, na totalidade de um "ser" que ele de fato é. Aí está posta então a discussão filosófica e religiosa que deve compreender a vida do aluno. É importante trazer para a discussão escolar temas relacionados à filosofia e à religião de forma mais profunda e específica. A Filosofia, de certa forma, já conseguiu seu espaço, mas a religião não pode ficar de forma desta discussão total do "ser", pois ela faz parte das questões mais profundas e complexas, metafísicas, que constituem o ser humano: é praticamente impossível discutir a relação do ser humano com o mundo sem levar em consideração sua dimensão metafísica, independente desta dimensão ser ou não concreta ou real, o fato é que ela está sempre presente no debate existencial dos seres humanos.

    Fabiano Mina

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  2. Fabiano
    Concordo com seu comentário e penso que a educação em nosso país precisa de uma "sacudida" para acordar, em especial na questão da formação integral do ser humano. O seu texto expressa o pensamento sobre o "ser" humano em todas as suas dimensões, considerando em especial a discussão filosófica e religiosa.
    Sonho com o envolvimento dos educadores nesta discussão!

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