segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Religião & Educação


Afonso Maria Ligório Soares, autor da obra Religiâo & Educação, apresenta uma visão dialógica das Ciências da Religião contribuindo no processo da formação docente na área de ensino religioso.

Seu livro, lançamento pela editora Paulinas, ano 2010, é uma provocação para a reflexão de nossas teorias e práticas no campo educacional, priorizando o ser humano na sua realidade sócio-cultural-política-religiosa.

Na apresentação da obra, o autor escreve:

"... Na realidade, este livro tem sua origem remota nso trabalhos que desenvolvemos nos últimos anos junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde respondemos pela cadeira de Ensino Religioso e lideramos o Grupo de Pesquisa Educação e Ciência da Religião ( Educre). Em sintonia com o Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (Fonaper), e na trilha de publicações especialmente voltadas para esta demanda - como a conceituada revista Diálogo, de Paulinas Editora - , nosso sonho é contribuir para a garantia da disciplina Ensino Religioso na formação básica do cidadão.

Para tanto, tarefa inadiável é investir no apoio aos docentes da disciplina, incentivando sua capacitação específica...

O olhar que lançamos sobre o fenômeno religioso não é confessional nem pertence a esta ou àquela "teologia", sua base epistemológica é a Ciência da Religião. Essa abordagem possibilita a análise diacrônica e sincrônica do fenômeno religioso, a saber, o aprofundamento das questões de funda da experiência das expressões religiosas, a exposição panorâmica das tradições religiosas e as suas correlações socioculturais. Trata-se, portanto, de um enfoque multifacetado que busca luz na História, na Sociologia, na Antropologia e na Psicologia da Religião, contemplando, ao mesmo tempo, o olhar da Educação. Além de fornecer a perspectiva, a área de conhecimento da Ciência da Religião favorece as práticas do respeito, do diálogo e do ecumenismo entre as religiões. Contribui, desse modo, com uma educação para a cidadania, que, mesmo sem ser anticonfessional, transcende esses comportamentos para poder incidir na formação integral do ser humano..."


Acredito que na leitura dos capítulos - O que é o "religioso" no Ensino Religioso? Ciências da Religião como estudo científico do fato religioso; Distinção entre Filosofia, Teologia e Ciência da Religião; Algumas subdisciplinas: Antropologia, História, Sociologia e Psicologia; Situação da Ciência da Religião para a formação docente em Ensino Religioso; avançaremos em uma reflexão relevante para uma nova atuação na educação, no respeito à diversidade cultural e religiosa de todos os seres humanos.

Após a sua leitura, se desejar, apresente seu comentário e sugestões.

Vamos construindo uma aprendizagem colaborativa, com a sua participação.

Abraços, Eliane

5 comentários:

  1. Adquiri o livro e acredito ser uma boa entrada para discussões ainda mais profundas a respeito desta temática abordada. Precisamos ser mais incisivos nesta discussão, nós que somos os interessados diretos neste tema. Portanto o livro é bom neste sentido - de apontar problemáticas que estão em aberto, porém precisamos nos aprofundar mais a partir daí.

    Fabiano Mina

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  2. Fabiano

    Muito pertinente a sua provocação para o aprofundamento nas discusssões. Vamos em frente!!!

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  3. "O olhar que lançamos sobre o fenômeno religioso não é confessional nem pertence a esta ou àquela "teologia." Por que não ter uma teologia que de respaudo à afirmações como esta que o autor faz? Ou será que segue a mesma linha de Raimon Panikkar, que no seu livro ICONES DO MÍSTÉRIO, escreve:"O discurso sobre Deus tem, constitutivamente, muitos sentidos e não pode existir um PRIMUM ANALOGATUM, posto que não pode haver uma metacultura a partir da qual se faça o discurso. Há muitos conceitos de Deus, mas nenhum deles o "concebe".Por isso, qual teologia conseguiu ou consegue elaborar um conceito de Deus que nos diz exatamente quem ele é. Ele? Qual ele? Qual Deus? Qual teologia?
    Ainda Panikkar:"Um superconceito ou um denominador comum conceitual não resolveria o problema, porque eliminaria da cena precisamente as divergencias mais ricas e fecundas e converteria Deus em uma abstração. Deus não é uma formalidade".

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  4. Sidney

    Obrigada pelo comentário.

    O olhar sobre o fenômeno religioso deve ampliar nossa visão para práticas que favoreçam a experiência do Deus da Vida. A educação, segundo Gandhi, deve fazer aflorar o que há de mais nobre dentro das pessoas e acredito que traçar objetivos e metas na área das Ciências da Religião é estreitar os laços com a área da Educação.
    Abraços, Eliane

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  5. Olá, Fabiano Mina. Olá, Sidney.
    Creio, como diz o Fabiano, que o livro "Religião & Educação" seja "uma boa entrada para discussões ainda mais profundas a respeito desta temática abordada". E um dos nós a serem aprofundados me parece ser a densidade "religiosa" ou não do próprio conceito de "educação" com que se trabalha. Poucos o admitem mas muitos pressupõem algo de "religioso" na pretensão de educar outrem.
    Sidney, por sua vez, disse que a afirmação "O olhar que lançamos sobre o fenômeno religioso não é confessional nem pertence a esta ou àquela teologia" poderia, se bem entendi, ter uma teologia que lhe dê respaldo. Por que não? Creio que isso não só é possível como já factível. Já existe uma teologia das religiões que descrê de investimentos confessionais na área de educação pública. Ela normalmente é chamada de teologia pluralista e merece ser mais lida e discutida pela Ciência da Religião.
    Abraços a tod@s.
    Afonso M.L. Soares

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