quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil

A discussão sobre  A(s) Ciências da Religião no Brasil é um desafio para os pesquisadores e o Programa Ciências da Religião PUCSP vêm avançando na discussão epistemológica e da aplicabilidade da mesma.

Faustino Teixeira (org) na obra  A(s) Ciências(s) da Religião no Brasil: Afirmação de uma área acadêmica apresenta uma rica contribuição para a continuidade de estudos e pesquisas.

Recomendo a leitura da resenha apresentada por Carlos Alberto A. de Sousa na Revista de Estudos da Religião - REVER.
http://www.pucsp.br/rever/resenha/teixei01.htm

"[...] A(s) Ciência(s) da Religião no Brasil, presente em alguns centros acadêmicos, há muito vem   discutindo sua identidade e afirmação quanto área de pesquisa. Muitas posturas se levantam, e os seus centros acadêmicos, além de possuir uma nomenclatura diferente, apresentam abordagens bem distintas, dependendo do interesse específico do corpo docente. Certamente, isto constitui uma dificuldade em torno de uma identidade, como também a constituição de um programa de pesquisa que possua uma aceitação e uma contribuição frutífera para a sociedade brasileira, ou quem sabe, talvez, este seja o nosso "jeito brasileiro" de trabalhar e viver nossa pluralidade sem restrições".

No Colóquio da área de concentração "Fundamentos das Ciências da Religião" PUCSP, dia 15 de setembro 2011, pretendemos construir uma tecelagem consistente sobre o objetivo do mesmo.

Vamos em frente!!!
Maria Eliane Azevedo da Silva

2 comentários:

  1. O que dizer... esse blog é um achado.
    Parabéns, não vejo a hora de fazer parte do
    grupo de estudos de Educação E CRE.

    sucesso, talento temos.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos investir no cultivo dos talentos.
    Amanhã temos o Colóquio CRE.

    ResponderExcluir