domingo, 14 de novembro de 2010

Discussão colaborativa

Uma discussão colaborativa sobre a temática Educação e Religião é um desafio!
Penso que diante da "fluidez e liquidez" do mundo contemporâneo, das demandas educacionais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso... precisamos avançar nas discussões para o empreendimento de uma prática, fundamentada em princípios da Educação e das Ciências da Religião, sobre o "ensino religioso".

Uma provocação para nossa discussão colaborativa, com a seguinte proposta:
- a formação de educadores para o ensino religioso, bem como a formação continuada - uma meta da Educação e das Ciências da Religião

O seu parecer é importantíssimo para construirmos juntos um caminho que favoreça o empreendimento de ações para o desenvolvimento humano e religioso de todos os envolvidos na temática do ensino religioso.

Aguardo seu comentário, abraços, Eliane

6 comentários:

  1. De fato precisamos debater e se aprofundar mais na temática acerca do que venha ser o ER nas escolas e o preparo acadêmico do corpo docente para tal finalidade.
    Está posta na constituição e renovado seus votos diante do acordo da Santa Sé com o Governo Federal de que o ER deve conter seu espaço, facultativo, da grade curricular das escolas públicas. Porém é sabido que isto não tem ocorrido na prática, não pelo menos como se deveria.
    Ocorre que há despreparo por parte das escolas para lhe dar com esta disciplina, ou seja, como estabelecer um projeto pedagógico levando em consideração o caráter religioso para os alunos; e a falta de capacidade dos professores para ministrarem estas aulas. O que fomenta ainda mais o preconceito, quando ao ER nas escolas, por parte de pais, alunos, professores e administradores educativos.
    Não podemos cometer um duplo "crime": o de ignorar o que está posto com lei, e ao ignorar aplicar a lei de forma tão displicente.
    É momento de trazermos à "baile" este assunto de forma mais incisiva. Claro que este tema é de interesse pedagógico, porém ele só terá seu valor se for uma discussão também com viés político. Para tanto é preciso que consigamos dar um bom alicerce epistemológico para só então consolidarmos este caráter pedagógico e em seguido político. Não conseguiremos demonstrar a necessidade ou eficácia do ER e o preparo do docentes se não tivermos claro, teoricamente, uma teoria do conhecimento que inclua o ER na totalidade do ser (do educando). E é preciso uma discussão com um empenho mais acirrado por parte das universidades que possuem interesse neste tema.
    Por hora é só; mas muito água há de rolar.

    Fabiano Mina

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  2. Fabiano,
    Este assunto é provocativo e instigante!
    Seu rico comentário aponta para uma discussão epistemológica, considerando o contexto sócio-político-cultural-religioso de nosso Brasil.
    Vamos tecendo a nossa discussão sobre a temática em questão.
    Abraços, Eliane

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  3. Amig@s,
    eis um exemplo do que vem acontecendo pelo Brasil afora:
    "Qualificação de professores de Ensino Religioso em 2010, em BH"
    "A Superintendência Estadual de Educação com o intuito de qualificar os professores de Ensino Religioso firmou uma parceria com o DAER – Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso de BH (Belo Horizonte -MG), para oferecer formação a 250 professores, divididos em 5 encontros. O DAER solicitou à Editora Paulinas apoio para que fizesse exposição dos produtos, de acordo com a temática, e desse destaque à coleção de Ensino Religioso Fundamental da autora Maria Inês Carniato, por considerá-la imprescindível como material de apoio para as atividades dos educadores em sala de aula, após a formação".

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  4. Parabéns, gostei da ideia do blog educre, pois considero importantíssimo a reflexão sobre a educação hoje, educar para a vida, para a liberdade de ser. Pretendo continuar seguindo as postagens do blog.
    Suany

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  5. Afonso,
    A comunicação sobre a formação docente em BH vem confirmar a importância do empreendimento de iniciativas como esta.

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  6. Suany,

    Obrigada por ser uma seguidora do blog EDUCRE e pelas palavras de incentivo.

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