terça-feira, 6 de abril de 2010

Profissional da Educação

Retomando a primeira postagem do blog EDUCRE:
a formação continuada dos educadores de ensino religioso é um desafio!

Segundo o FONAPER, a atual proposta de Ensino Religioso requer um profissional de educação com:
formação adequada ao desempenho de sua ação educativa; abertura ao conhecimento e aprofundamento permanente de outras experiências religiosas além da sua; consciência e espírito sensível voltados a complexidade e pluralidade da questão religiosa; disposição ao diálogo, com capacidade de articulá-lo à luz das questões suscitadas no processo de aprendizagem dos estudantes; uma vivência de reverencia à alteridade; capacidade de ser o interlocutor entre escola e comunidade.

FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 3. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997.

2 comentários:

  1. A criação deste BLOG, assim como de outras que divulguem o relação da EDUCAÇÃO e das CIÊNCIAS DA RELIGIÃO para formação de professores é uma exigência e uma necessidade em nosso país. Parabéns pela iniciativa !!!
    Sérgio Junqueira (GPER -www.gper.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Roseli Cassias disse:

    Parabenizamos pelo Blog EDUCRE e os conteúdos nele veiculados. É por meio de iniciativas como tal que criamos a oportunidade de transformar espaços em obras de construção do conhecimento.

    Roseli Cassias Pereira
    Assessora Pedagógica Jornal O Transcendente
    www.roselicassias.wordpress.com
    www.twitter.com/roselicassias

    ResponderExcluir