segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O DESENVOLVIMENTO RELIGIOSO

O DESENVOLVIMENTO RELIGIOSO
Maria Eliane Azevedo da Silva
 
O sentimento religioso nasce e amadurece no encontro com pessoas significativas na trajetória da existência humana. Assim,  o “eu” ou “self” religioso é uma dinâmica relacional.
 
A religiosidade comporta o encontro com  outro

            James William Fowler, psicólogo e teólogo americano, estudioso do desenvolvimento da fé na perspectiva psicológica, apresentou em sua obra clássica (1981) “Estágios da Fé: Psicologia do Desenvolvimento Humano e Busca de Sentido” um diálogo com teólogos, cientistas da religião e estudiosos do desenvolvimento cognitivo, moral e psicossocial, como Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Erik Erikson. Vinte anos mais tarde ampliou sua teoria, no diálogo com Daniel Stern sobre a constituição do self e Ana Maria Rizzuto sobre a representação das imagens de Deus.

A inovadora contribuição de Fowler abriu espaço para estudos do desenvolvimento do “eu religioso”. Para Edênio Valle (2007), professor de Psicologia Científica da Religião na PUC/SP,  a religiosidade comporta um encontro com o outro (o Outro) e o modo como esse encontro é vivenciado inscreve-se no itinerário de vida e autopercepção de cada um.  Pode-se dizer que o tema é atual e motivador para a continuidade de pesquisas e estudos de Psicologia, Educação, Ciência da Religião e outras áreas afins.

Para Fowler, a  fé ultrapassa a adesão a uma religião e emerge das relações da pessoa desde os primeiros anos de vida. O sentimento religioso assenta-se na matriz relacional e a fé humana é a base da fé religiosa. O autor vê a fé como integrante da personalidade e engloba a construção dos relacionamentos e dos propósitos e significados da vida.

Texto completo na Revista Diálogo - Editora Paulinas.
Diálogo - revista de Ensino Religioso. Ano XVIII n. 71 – Agosto/Setembro de 2013. Seção  Artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário