O GT "Temas de Educação e Religião", no 3º Congresso da ANPTECRE (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião) possibilitou a apresentação de pesquisas e trabalhos interessantes sobre as questões que fazem parte da discussão - Ensino Religioso.
As comunicações abordaram as seguintes temáticas:
- Religião e Educação - um diálogo interdisciplinar
- A História da Educação Libertadora no Brasil durante as décadas de 1960 até 1980
- Aproximações pedagógicas entre Teologia e Ciências da Religião
- O diálogo entre a Teologia e a Cultura Brasileira
- Sentido do termo ideologia no texto constitucional e legislação infraconstitucional em vigor; seus propósitos e função socioeducacional
- O uso da linguagem simbólica na educação
- Cinco motivos para estudar religiões
- A autoridade do Ensino Religioso segundo Leonardo Franca e sua obra: Ensino Religioso e Ensino Leigo - perspectivas sociais e pedagógicas
- Livros de Ensino Religioso: uma produção de conhecimento no período de 1995 a 2010
- Alunos não confessionais em escolas confessionais: uma análise comparada do Ensino Religioso no Colégio Arautos do Evangelho e Colégio Adventista de Cotia/SP
- Aspectos elementares do Ensino Religioso
- Uma análise de cónteúdo do Ensino Religioso na Revista Nova Escola entre os anos de 1997 a 2010
- Ensino Religioso - Educação e Direitos Humanos: uma experiência com base nas perspectivas dos direitos humanos
- O "Ensino Religioso" no Ensino Superior do Modelo Educacional Confessional: presença e impasses
As comunicações revelaram o grande interesse dos pesquisadores na área e os desafios para a construção de uma epistemologia do Ensino Religioso na atualidade.
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