sábado, 26 de junho de 2010

CULTURA DIGITAL E OS EDUCADORES

Continuando a reflexão sobre a formação de educadores, creio que é importante na cultura digital aprimorarmos a nossa interatividade e diálogo sobre as questões apresentadas no EDUCRE.

George Siemens, lançou a idéia de "conectivismo" e apresenta a questão do APRENDER como construção de redes, contatos e recursos aplicados a situações reais.

Penso que o aprendizado "em conectividade" deve ser contínuo, dinâmico e aberto à diversidade, construindo a identidade pessoal na interação com outras pessoas, situações, conteúdos... na expressão de pensamentos, questionamentos, críticas, propostas para uma educação ecológica - que perpassa todas as facetas da vida humana no planeta.

Este espaço de diálogo interativo, reflexivo, criativo exige de todos nós, educadores, uma postura de saída da zona de conforto para um comprometimento com a construção do conhecimento na coletividade. Uma palavra, um questionamento, uma resposta, uma reflexão, uma crítica, uma proposta são aspectos que podemos "abraçar" na discussão sobre a formação continuada de educadores.

As temáticas postadas anteriormente suscitam um avanço nas discussões e retomo aqui a seguinte questão:

Como mobilizar os educadores para esta aprendizagem colaborativa e interativa, através da cultura digital?
Quais temáticas emergem das discussões postadas?

Sua participação e interatividade é importante para todos nós, seguidores e visitantes do EDUCRE!
Abraços, Eliane

2 comentários:

  1. Sugestão: tirar dos equipamentos eletro-eletrônicos o MANUAL, assim os educadores so século passado conseguirão SE EDUCAR na era digital!

    ResponderExcluir
  2. Galiani,

    Creio que o avanço intelectual precisa ser acionado, bem como o desenvolvimento da capacidade criativa e investigativa!
    Obrigada pela sugestão postada.
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir