domingo, 30 de maio de 2010

Educadores e o processo de aprender a evoluir

Hoje, dois artigos despertaram minha atenção e pensei escrever um breve comentário sobre a temática - Educadores e o processo de aprender a evoluir: uma nova ótica para a leitura da vida.
Artigo de José Manuel Moran "Aprender a evoluir sempre" , disponível em
http://moran10.blogspot.com/
Artigo de Roberto Prado "Hoje, ser analfabeto é fácil!", disponível em http://acontecenaeducacao.blogspot.com/
Os artigos citados expressam a riqueza de uma reflexão crítica e criativa no nosso processo de aprender alçar o vôo para além de todas as nossas diferenças no mundo em que vivemos.

Partindo desses pressupostos penso que no mundo do "mesmo" cada vez se torna mais desafiante romper barreiras e comprometer com o respeito à cultura do outro!
Creio que em nossos centros educativos é urgente a implantação de projetos que contemplem os valores da "abertura, flexibilidade e humildade" para viver frente aos desafios de um mundo com tendências narcísicas, isolando a dimensão do "próximo"! Muitas vezes as diferentes culturas ficam tão distantes de nossa imaginação! Precisamos ampliar nossos horizontes para desenvolver uma cultura para o "próximo". Quem é o próximo? Fica a pergunta para todos nós educadores - aprendentes na trajetória da existência humana.
Aprender a evoluir é um processo circular desafiante!
Portanto, como educadores precisamos desenvolver a capacidade de aprender alçar o vôo para o caminho da evolução interior. Uma evolução que se expande em ações concretas no processo de construir laços de proximidade, afeto, preocupação com o outro e da cidadania ativa!
Esta reflexão, me fez pensar na importância de desenvolver uma nova ótica na leitura da vida, colaborando na formação continuada dos educadores!
Maria Eliane Azevedo da Silva

10 comentários:

  1. Adorei a sua reflexão e a citação de Moran e Prado.
    Abraços, Fátima

    ResponderExcluir
  2. Fátima
    Que bom! Fico feliz pela sua apreciação!
    Que possamos aprender a arte de aprender sempre!
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir
  3. Pois é... De artigo em artigo, vamos somando e construindo juntos uma nova idéia de uma nova educação que deve chegar. Pensar um mundo melhor é necessário, conquistá-lo é possível! Abs

    ResponderExcluir
  4. Roberto,
    É isso aí! Obrigada pelo comentário.
    Um mundo novo é possível! Vamos colaborar nesta construção e confiar que a VIDA prevaleça!
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir
  5. Educação, educador, solidariedade, próximo no lugar do eu mesmo. A caminhada é longa mas possível. Precisamos nos desalojar e transmitir aos educandos os valores fundamentais a partir do exemplo. Cada novo artigo é um tijolinho na construção do caminho... abs. Marcelo Freitas

    ResponderExcluir
  6. Marcelo

    A construção é interativa nesta vida!
    Obrigada pela contribuição na reflexão!
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir
  7. ACREDITO QUE O EIXO DO PROCESSO EDUCATIVO DEVA SER A CONSTRUÇÃO E O APERFEIÇOAMENTO DO SER. DO SUJEITO RECONHECIDO EM SUA VERDADE, SUAS HABILIDADES, SUAS PECULIARIDADES, OBJETIVANDO A ANTES A PP INTEGRIDADE... O SABER DEPENDE DO SER. QUANTO MAIS É, MAIS SABE! UM SER HUMANO APONTADO PRA O ALTO, IMPECAVELMENTE ATENTO AO SEU APERFEIÇOAMENTO, PODE MOVER MONTANHAS, ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA SITUAÇÕES APARENTEMENTE DESENLEAVEIS, TRANSFORMAR AS ADVERSIDADES EM EVENTOS DE ORDEM SUPERIOR. POR ISSO, É PRECISO EDUCAR A HUMANIDADE INDIVIDUO A INDIVIDUO, CELULA A CELULA, ABRI-LO A UMA NOVA VISÃO. QUANDO TODOS PUDERMOS RECONHECER O PODER CRIATIVO DO PP PENSAMENTO, SE PERSEGUIRMOS A BELEZA E A HARMONIA COM A MESMA DETERMINAÇÃO E POR TANTOS ANOS QUANTO NOS DEDICAMOS À POBREZA E AO SOFRIMENTO, PODERIAMOS TRANSFORMAR O PASSADO E O NOSSO DESTINO. NESSE SENTIDO, DEVEMOS ESTAR SEMPRE ATENTOS A QUALIDADE DO SER QUE APRENDE E DO SER QUE ENSINA. PODEMOS CONTROLAR OU MELHORAR A QUALIDADE DOS NOSSOS PENSAMENTOS SOMENTE QUANDO SOUBERMOS ELEVAR A QUALIDADE DO SER.

    ABRAÇOS FRATERNOS, MÔNICA C. SILVEIRA LANGE D.

    ResponderExcluir
  8. Mônica

    Você apresenta uma reflexão muito interessante para a arte de EDUCAR! É isto aí! Creio que o sentido da vida é o sentido do ser e esta construção acontece nas relações que estabelecemos com as pessoas, com a natureza, conosco e com o transcendente.
    Obrigada pelo comentário apontando para a elevação da qualidade do SER.
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir
  9. Querida Eliane! É sempre um prazer me relacionar com educadores comprometidos com o Ensino Religioso, esse universo tão vasto e de tantos desafios.Fico feliz em seguir o Blog Educre que sempre nos apresenta artigos, matérias que nos leva refletir e repensar nossa prática enquanto educadores dessa área de conhecimento tão polêmico mas que me instiga muito.A educação só faz sentido quando compartilhamos nossos conhecimentos com os demais e através dos blogs temos essa oportunidade. Vocês estão de parabéns em dividir conosco vossos saberes que precisam ser somados e nunca subtraídos.Essa é a mística da verdadeira solidariedade, da partilha, da comunhão. Vamos em frente e dê uma passadinha no meu Blog: roseaneeducar.blogspot.com também destinados aos amantes do ER. Carinhosamente. Roseane.

    ResponderExcluir
  10. Roseane

    Obrigada pela sua participação e comentário.
    A construção do EDUCRE vai acontecendo com a nossa reflexão conjunta!
    A nossa proposta é compartilhar e avançar nas discussões na temática da formação dos educadores, na interface da educação e ciências da religião.
    Tenho visitado o seu blog! Vamos em frente na cultura digital!!!
    Abraços, Eliane

    ResponderExcluir