terça-feira, 26 de outubro de 2010

Realizando uma pesquisa


Célia Smarjassi, doutoranda em Ciências da Religião PUC/SP, apresenta a seguir uma proposta de reflexão e discussão sobre Ensino Religioso. Leia e participe apresentando a sua visão.
Juntos vamos construindo uma educação mais humana e colaborativa.

Texto para reflexão e questões propostas por Célia Smarjassi:
Pela Constituição Federal, de 1988, o Ensino Religioso como componente curricular está assegurado no ensino fundamental (Artigo 210, Parágrafo 1º). A LDB, Lei n. 9.394/96 BRASIL, 1996), o assegura no ensino fundamental (Artigo 33, com nova redação dada ao referido artigo pela Lei n. 9.475/97, BRASIL, 1996) e o Conselho Nacional de Educação, pelo seu Parecer 04/98 (BRASIL, 1998), ao estabelecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental, define a Educação Religiosa como uma das dez áreas de conhecimento.
Contudo, para o Ensino Religioso efetivamente se concretize, conforme a proposta assegurada em lei, com a nova redação dada ao Artigo 33 da LDB pela Lei n. 9.475/97, que em seu caput estabelece que:
O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo (BRASIL, 1997).
Parágrafo 1º - Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
Parágrafo 2º - Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.

Trata-se de assegurar uma formação específica nesta área aos professores nos seus diferentes âmbitos. Neste sentido, deve-se observar, em primeiro lugar, o que estabelece a própria LDB, Lei n. 9.394/96, no tocante à formação de professores, quando, em seu Artigo 62, refere que:

a formação de professores para atuar na educação básica far-se- á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal (BRASIL, 1996).

Questões:

A partir da lei que dispõe sobre o Ensino Religioso - ER e, a partir de sua própria experiência responda de forma reflexiva e analítica as questões:

1- Quais as dificuldades (necessidades) têm encontrado no manejo de suas intenções e possibilidades referentes à prática docente do ER?

2-Elenque temas que você considera necessários serem tratados em ações de formação do professor de ER.

3-Você considera que suas necessidades de formação em ações de formação continuada são atendidas? Por quem são atendidas?

Observações que considera necessárias serem apresentadas e que não foram perguntadas.

domingo, 24 de outubro de 2010

O Não-Ser com fundamento do Ser da metafísica

Fabiano de Oliveira Mina, neste artigo provoca uma reflexão sobre O Ser e o Não-Ser, partindo-se da filosofia de Heidegger.

Resumo
A metafísica, historicamente, colocou para si como problemática o Ser. Como discutir a problemática do Ser a partir de uma fenomenologia-hermenêutica-histórica é a proposta filosófica de Martin Heidegger, isto porque só assim é possível discutir o existir do homem.
Mas como a história da filosofia e a metafísica tratou deste tema? Conforme o pensamento heideggeriano o sentido do Ser foi esquecido pela tradição filosófica a ponto de confundi-lo com os entes. Faz-se então necessário um novo (anterior) fundamento, o Não-Ser (Nada).
Na Introdução, ele destaca:

"A metafísica na sua tradição, historicamente, colocou para si a problemática do Ser. Qual o sentido do Ser é a fundamental discussão filosófica para Martin Heidegger, isto porque este conceito abarca tudo relacionado ao existir do homem e seus postulados: verdade, realidade, conhecimento, mundo, moral, etc. Mas como a história da filosofia tratou deste tema? A problemática do Ser foi devidamente abordada? Conforme o pensamento heideggeriano o sentido do Ser foi esquecido pela tradição filosófica".

Partindo-se desta reflexão filosófica, podemos avançar nas discussões sobre as questões do Ser e o existir do ser humano, contemplados ou não nas propostas pedagógicas do ensino religioso.

Como reconhecemos a dimensão filosófica no ensino religioso?