sexta-feira, 30 de julho de 2010

Formação Docente e o Ensino Religioso: resultado preliminar de levantamento sobre teses e dissertações no Brasil

RESUMO
Este artigo pretende apresentar uma visão geral das dissertações e teses defendidas em universidades brasileiras na área da educação, cuja temática principal é a formação docente e o ensino religioso. Constatou-se a existência de cerca de 50 teses e dissertações sobre “Ensino Religioso”, sendo a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) a que detém o maior número de pesquisas que tratam do assunto. A seleção do material obedeceu a três eixos a fim de enuclear os assuntos pesquisados: formação do professor; finalidades e currículo; e material didático e subsídios para a formação docente. As temáticas levantadas nesta proposta inicial de discussão apresentam-se interligadas e concentram-se nas seguintes questões: concepção do sagrado e do ensino religioso; ritos, símbolos, afetividade e mediação; cultura e cidadania; perfil do professor de ensino religioso; práticas curriculares e prática docente; subsídios para a formação docente; e o fazer pedagógico.
Palavras-chave: Formação docente. Ensino religioso. Fazer pedagógico.