domingo, 25 de abril de 2010

Objetivos e motivação

OBJETIVOS E MOTIVAÇÃO - movimento para a concretização de projetos educacionais!
Albert Einstein dizia que nada acontece até que algo se mova! Se ficarmos parados, nada acontece. Manifeste algo que aproxime de seus sonhos! Avante na construção conjunta de uma educação inovadora e criativa, que favoreça o desenvolvimento humano e religioso de todas as pessoas! A motivação está dentro de cada um de nós!
Na próxima postagem, serão abordados temas para discussão interativa e aguardo seu comentário. Boa semana. Eliane

quarta-feira, 21 de abril de 2010

COMENTÁRIOS POSTADOS NO PRIMEIRO MÊS DE ANIVERSÁRIO - EDUCRE

Os comentários, postados e os enviados via e-mail, expressam:
- o desejo dos educadores em "inovar" a ação educacional, adquirindo novos saberes, avaliando a prática, buscando a formação continuada como instrumento de atualização e revitalização pessoal e profissional;
- apreciam e apoiam a iniciativa do EDUCRE, com a proposta de discussão interativa sobre a formação continuada dos educadores.

Alguns aspectos sobressaem nos comentários postados:
Isabel (profª Ensino Religioso) comenta a questão da inovação, atualização, nova pedagogia e que adquirir novos saberes é sempre prazeroso!
Sérgio Junqueira (Prof. GPER/PUC-PR) parabeniza a iniciativa do blog EDUCRE e de outros na divulgação da relação Educação e Ciências da Religião na formação de professores, uma exigência e uma necessidade em nosso país.
Maria Celina Nasser (Profª PUC/SP) expressa que este é um veículo de comunicação, um espaço de reflexão e discussão sobre o Ensino religioso e assuntos afins.
Marcelo Freitas (Corporate - BH) aprecia a iniciativa e deseja sucesso para esta proposta de discussão temática.
Beatriz F.Carunchio (Mestranda PUC/SP)comenta "Que super" apontando a relevância de pensar as questões propostas no blog.
Afonso Soares (Prof PUC/SP) espera que este espaço amplie nossos canais de discussão sobre a desafiadora relação Educação e Religião.
Hélio Henrique, considera que a questão da relação Religião e Educação é um grande desafio.
Josenira (Vice-Diretora) parabeniza a iniciativa em articular conhecimento e comenta a qualidade do blog, desejando sucesso!

Agradeço a todos vocês que postaram um comentário, aos que aderiram como seguidores, aos visitantes neste primeiro mês de aniversário.
Continuemos construindo uma reflexão que amplie a nossa visão educacional!

A sua contribuição é valiosa! Traga a sua reflexão, críticas, sugestões sobre a temática em discussão, na parte dos comentários do blog. Se desejar registre-se como seguidor!
Parabéns para todos nós, construtores do EDUCRE!

Data de nascimento: 21 março 2010.

Na coluna - A Poética do Educador Aprendiz" leia a poesia A CORAGEM DE APRENDER - escrita para você no dia de hoje. Abraços, Eliane

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Formação Docente e Ensino Religioso

Pensando a formação docente, retomo a contribuição valiosa de Paulo Freire, em A Educação na Cidade: "A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática" .

No contexto atual, quais estratégias podem favorecer a formação continuada dos educadores de ensino religioso?

terça-feira, 6 de abril de 2010

Profissional da Educação

Retomando a primeira postagem do blog EDUCRE:
a formação continuada dos educadores de ensino religioso é um desafio!

Segundo o FONAPER, a atual proposta de Ensino Religioso requer um profissional de educação com:
formação adequada ao desempenho de sua ação educativa; abertura ao conhecimento e aprofundamento permanente de outras experiências religiosas além da sua; consciência e espírito sensível voltados a complexidade e pluralidade da questão religiosa; disposição ao diálogo, com capacidade de articulá-lo à luz das questões suscitadas no processo de aprendizagem dos estudantes; uma vivência de reverencia à alteridade; capacidade de ser o interlocutor entre escola e comunidade.

FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 3. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997.